Os alunos do 12ºF, a convite da Associação de Professores de Geografia, e no âmbito da disciplina de Geografia C, participaram no programa Fronteiras XXI, na RTP 3, transmitido no dia 18 de setembro, sobre a Sustentabilidade do Planeta – disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ru_qvAoFzDw
Perguntas dos alunos debatidas ao longo do programa:
- Será possível reverter as alterações climáticas até 2050 alterando os nossos hábitos de consumo e alimentares? (diminuição do consumo, consumo de produtos locais e menos carne, reutilizando e reciclando mais, criando uma economia circular)
- A implementação de uma economia circular não poderia ser uma solução para diminuir a pegada ecológica do consumo? Nesse sentido não deveríamos tomar medidas mais exigentes que obriguem as pessoas e as empresas a separar os lixos e a criar uma economia circular?
- Uma medida para tornar Portugal mais sustentável não deveria passar por incentivar empresas que utilizem tecnologias não poluentes a fixarem-se no interior e nas regiões menos desenvolvidas do nosso país?
- Para haver sustentabilidade tem de haver uma ação individual, das empresas e das políticas. Nesse sentido a transferência de tecnologias e a deslocalização das empresas para os países desenvolvidos são um problema, como mitigá-lo? (Quando se fazem estas transferências está-se a deslocalizar poluição, a diminuir a pegada ecológica nuns países e a acrescentar noutros)
- A diminuição do consumo de produtos importados e o aumento do consumo de produtos locais seria uma medida que diminuiria a pegada ecológica e contribuiria para a sustentabilidade do planeta. Contudo isto poria em causa o comércio mundial e teria um impacto negativo a nível social e económico (menos emprego, por exemplo), e provavelmente afetaria mais os países em desenvolvimento. Como se podem mitigar estes impactos?
Para informações adicionais sobre os temas debatidos no programa consulte
https://fronteirasxxi.pt/infografiaestadodoplaneta/
https://fronteirasxxi.pt/infografiaestadodoplaneta/