Inquérito #selfie#geografia#2018/19


Caro(a) colega de Geografia,

A Associação de Professores de Geografia, após a publicação do decreto-lei n.º 55/2018 (de 6 de julho) e a implementação dos projetos das Aprendizagens Essenciais da Geografia emanadas pela tutela, tem manifestado preocupação sobre a sua execução nas escolas, nomeadamente, na avaliação do ensino e da aprendizagem, na distribuição da carga horária semanal da disciplina de Geografia e na lecionação da Cidadania e Desenvolvimento fora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

A elaboração de pareceres e a (re)afirmação da nossa posição quanto ao teor do decreto-lei n.º 55/2018, a redação de cartas conjuntas com a Associação de Professores de História e com a Associação Portuguesa de Geógrafos, a audiência com o Secretário de Estado da Educação e o
lançamento da petição POR UMA VALORIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PARA O
ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO, testemunham a nossa preocupação quanto aos desafios que a Geografia e o ensino desta enfrentam na sociedade portuguesa.

Para continuarmos a lutar pela valorização da Geografia na educação e (re)afirmarmos as competências dos professores de Geografia para a exploração dos conteúdos da disciplina de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, precisamos de conhecer o estado da arte da disciplina de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento nas escolas. Para o efeito solicita-se a sua colaboração na resposta ao inquérito #selfie#geografia#2018/19 (aproximadamente 5 minutos).

Agradece-se, desde já, o tempo de disponibilizado para o preenchimento deste inquérito  – disponível em https://forms.gle/6fFc5kzfuky7C2aH6.

Agradece-se, ainda, a divulgação do mesmo junto de todos os professores de Geografia que conhece.