Valorização do ensino Geografia

       I.            Valorização da Geografia

Na sequência das várias notícias alusivas ao elevado número de turmas sem professores, particularmente em grupos carenciados como o de Geografia, e apesar dos esforços encetados pelo Ministério da Educação para resolver esta situação, persistem problemas de natureza diversa – envelhecimento e insustentabilidade do grupo disciplinar, qualidade de vida dos professores nas escolas, perfil e habilitação dos professores e as aprendizagens dos alunos – que carecem de resolução a curto prazo.

Com o intuito de valorizar a educação geográfica no currículo nacional, à luz do Perfil dos Alunos, e contribuir com medidas para suprimir a carência de professores de Geografia sem comprometer as Aprendizagens Essenciais, tendo em conta o perfil de docentes que estão a ser admitidos nas escolas, foi elaborada uma Carta Conjunta, pela Associação de Professores de Geografia e demais signatários (representantes de todas as instituições de ensino superior e associações profissionais ligadas à Geografia).

Esta foi enviada para as diferentes instituições com responsabilidade na Educação e para os diferentes órgãos de comunicação social. A mesma foi publicada num meio de comunicação social de referência, enquanto artigo de opinião, no passado dia 22 de abril (Pela valorização da Geografia | Opinião | PÚBLICO (publico.pt)).

Na sequência do envio da Carta Conjunta, estivemos presentes em duas audiências: uma com a Diretora da Direção Geral da Administração Escolar (26 de maio) e outra com a Presidente do Conselho Nacional de Educação (30 de maio). Está marcada outra audiência, desta feita, com a 8ª Comissão de Educação e da Ciência da Assembleia da República (14 de junho). Nestas reuniões foram/serão apresentadas as preocupações da Associação e das demais signatárias. Na reunião com a DGAE fomos informados que o grupo 420 é um dos mais carenciados ao nível de professores e que estão a ser preparados diplomas relativamente à: formação inicial de professores; habilitações para a docência; gestão escolar (recursos humanos) e perfil dos diretores.