3º ciclo – Tempos letivos GEOGRAFIA/HISTÓRIA

UMA LUTA DE HÁ MUITOS ANOS

Infelizmente têm-nos chegado notícias de escolas que, não têm feito uma distribuição equitativa de tempos letivos entre a Geografia e a História, no 3º ciclo.  Isto contraria o que as duas Associações acordaram quando afirmaram, em carta dirigida ao Secretário de Estado da Educação e que pode ser lida na íntegra na página da Associação, de que a distribuição deveria ser EQUITATIVA.

As eventuais horas que a Associação de Professores de História pede, devem ser retiradas do crédito horário, e não à custa das horas da Geografia, tanto mais que a Geografia é a 5ª disciplina com mais alunos a exame no Ensino Secundário (mais do que a História A e B juntas) e há que prepará-los bem no ensino básico.

Num ano em que o País elege como sua prioridade o TERRITÓRIO e a cidadania territorial, que desculpa dá o Conselho Pedagógico para retirar horas à Geografia? Não se preocupam com o desordenamento? Com a falta de cultura geográfica que, de alguma forma, torna menos atentos os jovens e os cidadãos para as questões relacionadas com os incêndios? O grupo de Geografia deve pedir explicações muito concretos ao Conselho Pedagógico, pois parece-me que está a incorrer num erro grave e que compromete o futuro de todos nós, em termos de sustentabilidade e alterações climáticas, questões que a Geografia sempre foi pioneira a lecionar!

Infelizmente esta é uma luta de há muitos anos e sentimos muito que haja alguns colegas de História que não se importam de prejudicar os colegas de Geografia com mais turmas e mais trabalho, quando as aprendizagens essenciais, são iguais para todos, não justificam mais horas. Já agora o grupo de Geografia devia exigir lecionar o 6º ano de História e Geografia de Portugal, já que a maior parte deste diz respeito ao Portugal HOJE.