Relatório Prova de Aferição HGP – IAVE

HGP_RelatorioIAVE_PA_2016-2017

Após uma breve leitura dos resultados da prova de Aferição e de HGP existem dois aspetos ligados ao ensino-aprendizagem da Geografia que sobressaem e nos devem preocupar:

A. É fundamental distinguir localização e localizar. Em Geografia localização é um conceito  (que até pode ser memorizado, como é caso de Portugal no contexto da Europa se situar no extremo sudoeste) e localizar é procedimento metodológico (que implica saber determinar a posição relativa ou exata de um país ou outro elemento num determinado espaço, usando um sistema de coordenadas ou a rosa-dos-ventos). Acredito que a grande maioria dos alunos sabe onde está Portugal num mapa da Europa (talvez até desde o pré-escolar) mas tem dificuldade em localizar Portugal, num mapa, em relação a outro país pois nem sempre a mobilização deste procedimento metodológico (aplicado com outros contextos espaciais, mais próximos da realidade do aluno e adaptados à sua idade, como a posição dos alunos dentro de uma sala de aula ou os vários espaços da escola/casa), é treinado com os alunos antes do 7º ano de escolaridade.

B. É necessário um maior investimento nos conteúdos e metodologias relacionados com a lateralidade e a espacialidade (1º Ciclo);

C. É imprescindível desenvolver competências de interpretação de mapas com a distribuição de fenómenos geográficos (mas também históricos,…) (2º Ciclo).

Trabalhar com mapas é essencial. E atualmente é muito fácil disponibilizar mapas de localização. Bom seria também que em cada sala de aula estivesse um computador e um projector para que, a qualquer momento, e sempre que é preciso, localizar um acontecimento histórico ou um fenómeno geográfico o professor ilustrasse com o Google Earth ou o Open Street Map, por exemplo ….Também pedir aos alunos para pintar mapas é um excelente exercício…e trabalho colaborativo entre os professores de Geografia e os professores de História nesta disciplina de História e Geografia de Portugal.