Quem Somos

QUEM SOMOS?

Constituída no dia 19 de outubro de 1987, a Associação de Professores de Geografia, em prol de uma Educação Geográfica em que o contributo de cada um é fundamental, visa congregar esforços dos professores de Geografia no sentido de promover a sua atualização científica e pedagógica, bem como, divulgar materiais de interesse para a disciplina.

 

BREVE HISTORIAL

A Associação de Professores de Geografia foi criada na sequência do I Encontro Nacional de Professores de Geografia que decorreu em abril de 1987, na Escola Secundária da Amadora. Nesse evento, os cerca de 300 professores de Geografia participantes votaram, em larga maioria, na sua constituição, bem como, nas linhas orientadoras dos estatutos.

 

A primeira presidente da Direção, Conceição Coelho Ferreira, exerceu a sua função até 1994, data em que, por motivos familiares, deixou este cargo, sucedendo-lhe Emília Sande Lemos que ocupou a posição durante 24 anos. Em 2018, foi eleita como presidente Ana Cristina Câmara.

 

A Associação possui um Centro de Formação de Professores creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, o “Centro de Formação Professor Orlando Ribeiro”, é membro do Conselho Científico do IAVE e da Comissão Executiva da Comissão Nacional de Geografia, foi membro do Conselho Nacional de Educação, durante um mandato, e organizou um Congresso internacional, na Madeira, para reestruturação da EUROGEO, tendo Ana Cristina Câmara sido eleita como uma das vice-presidentes.

 

Anualmente, a Associação de Professores de Geografia é responsável pela dinamização de um conjunto de ações de entre as quais se ressalvam: a realização de um Encontro Nacional e de um Seminário Nacional de Professores de Geografia; a divulgação junto das escolas de concursos para alunos e/ou professores no âmbito das mais variadas temáticas; a realização de ações de formação específica, abrangendo diferentes áreas do conhecimento (educação ambiental, cidadania e desenvolvimento, riscos, ordenamento do território, etc) e metodologias didáticas, relevantes para a valorização do ensino da geografia e para a promoção de uma cidadania territorial, de acordo com as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; a elaboração de pareceres sobre as provas de avaliação externa (Provas de Aferição e Exames Nacionais) e sobre documentos importantes para o ensino da Geografia, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Sempre que necessário, recorremos e intervimos, ainda, junto do Ministério da Educação e da Assembleia da República na defesa da educação geográfica.

Deixe um comentário