ebook Alterações Climáticas. Factos, Indicadores e Recursos

ebook Alterações Climáticas. Factos, Indicadores e Recursos.

Da estreita colaboração do Professor Doutor Pedro Cortesão Casimiro com a Associação de Professores de Geografia da qual se releva o contributo no âmbito da formação contínua dos docentes com a implementação de várias ações de curta duração subordinadas ao tema “Alterações Climáticas”, faz-se nota da recente publicação do ebook Alterações Climáticas. Factos, Indicadores e Recursos.

Este ebook é uma espécie de itinerário “comentado” sobre as alterações climáticas que ajudará, certamente, os professores a didatizar esta temática tão complexa, multiescalar e multifatorial. 

A diversidade de suportes (excertos de artigos científicos, animações, mapas, gráficos e infografias) apresentados pelo autor sobre os “Factos e Indicadores”, estudados cientificamente por múltiplos organismos e instituições de referência, constitui um manancial de informação e de sugestões de análise ou exploração para os docentes, permitindo-lhes, por um lado, ter autonomia para escolher os suportes mais adequados em função dos propósitos e nível etário dos seus alunos e, por outro lado, atender aos diferentes estilos de aprendizagem inerentes ao grupo de alunos  (e.g. para a abordagem do mesmo indicador).

Acresce a isto todo o conteúdo informativo relativo aos “Recursos” existentes e disponíveis ao público em geral, a partir do qual é possível aprofundar o tema das alterações climáticas, contribuindo para o desenvolvimento de competências e construção de conhecimentos conducentes à apropriação do pensamento crítico, autonomia e valores de cidadania territorial.