“Insularidade. Ordenamento do Território. Riscos” em discussão no X Seminário Nacional de Professores de Geografia – Santa Cruz, Madeira.

Decorreu nos dias 1,2 e 3 de novembro de 2019 o X Seminário Nacional de Professores de Geografia, em Santa Cruz. Nas instalações do hotel Vila Galé mais de cem professores de Geografia, oriundos de vários pontos do país, estiveram reunidos a debater o ordenamento territorial, as vulnerabilidades e os riscos associados a este território, concretamente, na Região Autónoma da Madeira. Tratou-se de um evento organizado pela Associação de Professores de Geografia e que contou com a organização local do grupo de professores de Geografia da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. Neste encontro, que contou com a presença de diversos oradores, como Alberto João Jardim, a Secretária Regional do Ambiente, Recursos Hídricos e Alterações Climáticas – Susana Prada, o Arquiteto José Paradela e a professora catedrática, Maria José Roxo – FSCH-NOVA, foram dados a conhecer os desafios que os territórios insulares enfrentam e quais as respostas e mecanismos de combate que têm e podem utilizar para encarar essa realidade e condicionalismos.
De salientar que além de palestras, este encontro possibilitou aos participantes um conhecimento de alguns pontos da ilha da Madeira, na medida em que organizou saídas de campo e visitas de estudo a Santana, ponta de São Lourenço e Cais da Sardinha, bem como passeios pedestres pelo centro de Santa Cruz, no intuito de se conhecer a história, arte e monumentos mais emblemáticos da cidade e do concelho.